top of page

Hipnoterapia

Através da Hipnoterapia ou Terapia Breve com Hipnose podemos tratar diversos tipos de problemas emocionais. Veja alguns exemplos:

  • Depressão

  • Ansiedade

  • Pânico

  • Fobias

  • Fibromialgia

  • Angústia

  • Insônia

  • Traumas

  • Compulsão alimentar

  • Procrastinação

  • Baixa autoestima

  • Gagueira

  • Timidez

  • TOC

  • Luto

  • Entre outros

A Hipnoterapia pode ser definida como Meditação Induzida para Autocura, ou seja, levamos o paciente à um estado de consciência sereno e relaxado muito semelhante à meditação. Nesse estado a mente fica aberta e menos reativa a se descondicionar das fixações traumáticas do passado. O paciente acessa seu inconsciente e se abre ao novo, à transformação, à mudança positiva de forma concreta e definitiva.

Homem em hipnose, meditação, calma, tranquilidade, concentração

Outras maneiras de entender a hipnose:

  • Foco e concentração.

  • Estar absorvido(a) por um livro ou filme.

  • Apaixonar-se, ficar obcecado(a) por alguém ou algo.

  • Baixar a dominância da mente crítica contando uma história, se emocioando.

Mulher quase voando com balões na mão, leveza, por do sol, praia, felicidade

Entendo a Hipnose Clínica como aprofundar-se em si mesmo(a) num sonhar consciente – sonhar a si mesmo(a). Sonhar no sentido de projetar uma mudança. Assim retorno ao passado contido em mim (memórias, emoções, traumas) tenho insights e dou um novo significado. Projeto o momento presente através de novas atitudes mentais (e me transformo). Finalmente, projeto um futuro promissor, que é sempre a consequência das minhas ações mais maduras no momento presente, onde realmente posso agir e mudar as coisas.

Psiquiatra e Hipnoterapeuta Milton Erickson

Milton Erickson

Conheça a definição de hipnose para grandes nomes desta ciência:

“Hipnose é um estado alterado de consciência.” Onde mudanças significativas podem ocorrer. Dave Elman, pai da hipnose clássica.

”Hipnose é um estado subjetivo de percepção.” Ou seja, um estado mental bastante especial que pode ser usado como chave de transformação – Milton Erickson, pai da hipnose moderna.

“Hipnose é o uso da linguagem para gerar uma nova realidade.” A mente está condicionada pelo uso da linguagem, alterando cirurgicamente a comunicação alteramos a mente – James Tripp, hipnólogo.

Hipnose

Hipnose

Por que hipnose?
A hipnose é um recurso que vai direto na causa dos problemas e traz resultados em poucas sessões. Ela facilita o acesso ao seu subconsciente, pois é nele que estão armazenados os traumas e a crenças limitantes que surgiram no seu passado, mas que te atrapalham agora. O cérebro pode deixar inacessíveis experiências com emoções negativas fortes, mantendo-as subconscientes, como forma de auto-proteção imediata. No entanto, para resolver um problema psicológico, é preciso reencontrar a situação que o causou, encontrar essa memória dentro de você e então dar a ela um novo significado, um novo entendimento, para que você fique livre de suas influências negativas e tenha uma vida mais feliz.
 
​Para quem?
Todas as pessoas, de qualquer idade, crianças, jovens, adultos e idosos, podem se beneficiar da Terapia Breve com Hipnose. Não há restrições em relação à idade, nem ao gênero ou religião. Porém, eu não atendo crianças ainda.
 
Hipnose e meditação
A hipnose é uma forma de meditação induzida, o que significa isso? Para meditarmos precisamos de tranquilizar corpo e mente e, nesse estado, encontrar um foco ao mesmo tempo que nos desprendemos de todo o resto. Nesse estado somos capazes de penetrar profundamente em nossa mente para alterar, para ressignificar, o que for preciso. O terapeuta apenas facilita esse processo.

Homem em atendimento terapêutico, anamnese, hipnose clínica

Como funciona a terapia?

Em primeiro lugar teremos uma conversa bastante tranquila (anamnese) e sem pressa sobre você e a questão que está atrapalhando a sua vida e que você pretende tratar. Logo a seguir você já irá experimentar a hipnose e os seus efeitos benéficos. Depois, dependendo do seu problema, diversas abordagens poderão ser aplicadas. A terapia será desenvolvida especialmente para você, para o seu caso, de acordo com a conversa inicial. Não existe um script único aplicado da mesma forma para todas as pessoas. Pelo contrário, para cada pessoa será oferecido um tratamento particular dentro de abordagens terapêuticas comprovadas.

Mente consciente e subconsciente

Como funciona a hipnose?
Veja acima, no esquema bastante simplificado, a mente humana. Temos uma mente consciente mais superficial que usamos no nosso dia a dia para entender e interpretar o mundo e nossas ações, e temos a mente subconsciente, onde estão armazenadas as nossas experiências do passado, das mais antigas às mais recentes. Embora normalmente não estejamos conscientes da mente subconsciente em nosso dia a dia, ela sempre está presente.

Através dos recursos da hipnose conseguimos acessar a parte subconsciente da mente para encontrar as causas dos nossos problemas atuais. A hipnose faz com que parte da mente consciente “baixe a guarda”. Principalmente aquela que é resistente ao aprofundamento em si mesma, aquela que é conservadora, que se apega à ideias prontas, ao medo e aos preconceitos.

Para que isso funcione, o paciente precisa querer muito e também precisa estar consciente o tempo todo. Então aqui já vai uma resposta para aqueles que pensam que na hipnose a pessoa fica inconsciente ou desacordada.

Embora o prefixo hipnos, da palavra "hipnose" signifique "sono", o paciente permanece acordado e atento o tempo todo. Hipnos aqui significa que a parte crítica da mente, usada no dia a dia, está rebaixada, apenas isso.

Mudar o passado?

Evidentemente o que aconteceu, aconteceu. Mas através da hipnoterapia podemos dar um novo significado à um fato do passado. Podemos ressignificar, a abordagem negativa não é única nem definitiva.

bottom of page